Está em dúvida sobre contratar uma consultoria de investimentos? Faça essas 4 Perguntas antes de tomar uma decisão

Arthur Falcão
Planejador Financeiro
27/9/2021

Se você está conseguindo poupar dinheiro e não tem muitas ideias sobre o que fazer com ele, é provável que em algum momento já tenha se perguntado:

“será que vale a pena contratar uma pessoa para me ajudar?”

Primeiramente, se você gosta de estudar e já tem conhecimento sobre mercado financeiro, tem tempo para montar uma carteira alinhada ao seu perfil e selecionar os ativos da sua carteira a dedo, acompanhar o mercado e seus investimentos, uma consultoria de investimentos talvez não seja algo realmente necessário.

Por outro lado, se você não tem interesse em passar horas estudando investimentos, prefere dar prioridade ao seu trabalho e em dar atenção a quem ama, mas quer evitar o custo de contratar um profissional para lhe ajudar com seus investimentos, considere os pontos a seguir:

Qual é o preço do seu tempo?

Você já parou para pensar em quanto tempo economizará por não ter que passar horas e horas estudando e acompanhando os seus investimentos? Já calculou o preço do seu tempo? Você acredita que o tempo que você abdica de estar trabalhando ou de lazer, não é mais valioso do que o “custo” de um profissional te auxiliando com seus investimentos?

Quando coloca o valor da sua hora no cálculo, o preço de um serviço de acompanhamento dos investimentos se torna cada vez mais insignificante, frente ao seu potencial de retorno e a tranquilidade de poder dar maior atenção ao seu trabalho e às pessoas que ama.

Quanto você deixa de ganhar por manter seu patrimônio em ativos que rendem pouco?

Justamente por ter que se dedicar a estudar sobre assuntos que não são do seu interesse, é natural que você postergue decisões importantes a respeito do seu patrimônio.

Se você está lendo esse artigo, talvez já tenha passado um tempo com seu dinheiro “parado” em conta corrente, na poupança ou em algum fundo do seu banco, justamente por não saber o que fazer com ele. Você já calculou o custo disso?

Se o seu dinheiro fica parado na poupança ou em fundos conservadores do seu banco, saiba que não só está deixando de ganhar dinheiro, como está perdendo dinheiro para a inflação. Enquanto a poupança rendeu meros 2% nos últimos doze meses (setembro/21), a inflação oficial (IPCA) no mesmo período foi de 10%. Uma perda de cerca de 8% do seu poder de compra!

Dependendo do montante que você tivesse investido com uma consultoria, já teria garantido seu retorno financeiro apenas com a diferença de rentabilidade entre a poupança e uma carteira personalizada, além do ganho educacional e a dor de cabeça evitada.

Você se sente seguro para investir sem saber o porquê de cada investimento?

Ao decidir investir por conta própria ou por influência de “dicas quentes” daquele colega de trabalho, você vai se sentir seguro sobre o que está fazendo com seu dinheiro? Você coloca na balança a dor de cabeça e perda de foco por não se sentir confortável sobre onde está colocando seu dinheiro?

É muito natural que, ao seguir uma dica, você fique apreensivo independente do resultado daquele ativo. Afinal, quando o preço sobe, há uma grande chance de você ficar querendo saber quando vender. Já quando o preço cai, é natural que haja uma preocupação, já que a indicação foi do seu amigo e não partiu de você.

“Quando você não sabe o real valor de algo, qualquer preço se torna caro.”

Em uma consultoria como a da Múltiplos você passa ter o acompanhamento por um consultor independente, que irá te auxiliar a montar uma carteira de investimentos alinhada ao seu perfil (e a melhor parte, sem conflitos de interesses) e estará explicando como funciona cada investimento que você vai fazer.

Você sabe qual o custo de ter sua aposentadoria garantida pelo governo?

Simulação pirâmide etária brasileira (IBGE, 2021)

Dado o cenário de envelhecimento da população e que a expectativa de vida tende a aumentar a cada ano que passa, o custo da previdência social se tornará cada vez mais insustentável.

Caso não saiba, a previdência social segue o modelo de repartição simples, o que é insustentável no longo prazo. O imposto que você paga para a previdência e que, supostamente, é o valor com o qual você iria se aposentar não vai ficar rendendo juros para você resgatar no futuro. A sua aposentadoria irá depender da arrecadação futura desse imposto, cobrado da futura classe de trabalhadores.

Você quer que um terceiro decida no seu lugar com quantos anos você poderá se aposentar, quanto você vai receber por mês e de qual forma sua renda será reajustada?

Tenha certeza que ter a sua aposentadoria garantida pelo Estado te custará dezenas de vezes mais caro do que contratar um serviço de consultoria enquanto está na sua fase economicamente ativa.

Pronto, agora que você já refletiu sobre os 4 pontos acima, quero que leia as considerações finais, e ao final, faça uma última pergunta extra.

Quero ser honesto com você. Apesar de todos os benefícios de ter um serviço personalizado e um acompanhamento profissional, saiba que você pode, sim, ter sucesso nos seus investimentos sem um acompanhamento ou tempo para se dedicar. Claro que seu potencial de retorno é menor do que a de uma carteira personalizada, seus objetivos e necessidades não estarão bem alinhados com sua carteira e você não terá a tranquilidade de ter alguém para te auxiliar a administrar seu patrimônio, mas entre as diversas estratégias de sucesso, colocar a parcela de risco da sua carteira em um ETF que esteja comprado nas maiores empresas / FIIs do mercado (como o IBOV11, o XFIX11 e o IVVB11) enquanto sua parcela de segurança está em um título que te remunere a taxa básica do país, tem se mostrado uma estratégia resiliente.

Se você entendeu os benefícios de ter um profissional ao seu lado e de ter uma carteira personalizada, perfeito! Mas ainda existe um último passo a ser tomado: saber a QUEM CONTRATAR

Certos modelos de serviços de acompanhamento financeiro colocam o profissional que está te orientando em uma posição de conflito de interesses. Serviços de corretoras, bancos e gestoras recebem paralelamente pelos ativos que indicam e não necessariamente, têm como prioridade te apresentar uma estratégia alinhada aos seus interesses

Por que a Múltiplos é a melhor opção?

A Múltiplos é uma empresa de consultoria de investimentos independente. Com “independente” quero dizer que não possuímos relação comercial com qualquer instituição financeira, o que nos dá liberdade para indicar desde as corretoras aos ativos financeiros que acreditamos estar mais alinhados ao perfil de cada um de nossos clientes.

Com a Múltiplos, você terá um profissional ao seu lado para te auxiliar e tirar todas as suas dúvidas, recebe recomendações isentas de conflito de interesse, investe com segurança e tranquilidade, e tem a certeza de que está no caminho correto, em direção à sua liberdade financeira. 


Agora, se você está convencido que é uma boa ideia contratar um serviço de acompanhamento de investimentos isento de conflitos de interesse para te ajudar a investir e quiser conhecer a consultoria da Múltiplos Investimentos fale com um de nossos planejadores agora mesmo.

Panorama do Mercado - Abril 2024

Nesse relatório trouxemos nossa avaliação dos principais acontecimentos das últimas semanas envolvendo a economia e os mercados nacional e internacional
André Falcão, CGA
Economista

Panorama do Mercado - Março 2024

Nesse relatório trouxemos nossa avaliação dos principais acontecimentos das últimas semanas envolvendo a economia e os mercados nacional e internacional
André Falcão, CGA
Economista

Panorama do Mercado - Fevereiro 2024

Nesse relatório trouxemos nossa avaliação dos principais acontecimentos das últimas semanas envolvendo a economia e os mercados nacional e internacional
André Falcão, CGA
Economista

Panorama de Mercado - Janeiro 2024

Nesse relatório trouxemos nossa avaliação dos principais acontecimentos das últimas semanas envolvendo a economia e os mercados nacional e internacional.
André Falcão, CGA
Economista

Panorama de Mercado - Agosto 2023

Nesse relatório trouxemos nossa avaliação dos principais acontecimentos das últimas semanas envolvendo a economia e os mercados nacional e internacional.
André Falcão, CGA
Economista

Panorama de Mercado - Julho 2023

Nesse relatório trouxemos nossa avaliação dos principais acontecimentos das últimas semanas envolvendo a economia e os mercados nacional e internacional.
André Falcão, CGA
Economista