Panorama de Mercado - Novembro 2021

André Falcão
Economista
14/12/2021

O relatório de Panorama de Mercado é um resumo elaborado com o intuito de trazer os principais acontecimentos relacionados ao mercado de investimentos. Abaixo, segue o link para o relatório enviado no mês passado, caso você não o tenha lido ainda:

A seguir, os principais temas abordados nesse relatório:

No decorrer do relatório, você também encontrará links para as principais notícias vinculadas nessas últimas semanas, caso deseje se aprofundar nos temas citados.

Economia Internacional

Nova Variante do Covid-19

Uma nova variante do Covid-19, a ômicron, identificada na África do Sul tem deixado os mercados globais agitados. Apesar de poucas informações concretas sobre as características dessa mutação, os receios de novas restrições têm falado mais alto.

Entretanto, pode ser muito cedo para pânico, a própria médica que identificou a variante afirmou isso em entrevista, argumentando que ainda há poucas informações que justifiquem medidas mais extremas. Contudo, há uma forte preocupação que essa variante seja mais resistente as vacinas disponíveis atualmente.

O fato é que o Covid, que parecia ser um risco eliminado nas projeções do mercado, volta a ser um ponto de atenção para o próximo ano.

Notícias relevantes:

Inflação Global

Nesse cenário, com a preocupação com a nova variante e a possível volta das restrições que podem afetar a economia, temos, diferentemente do ano passado, uma economia mais fragilizada com a inflação em alta e menos propensa a aceitar estímulos tão altos quanto os que foram vistos no início da pandemia.

A volta das restrições pode significar o aumento de problemas na cadeia de produção ao redor do mundo, os quais já comentamos em relatórios anteriores.  Nesse cenário, há ainda maior possibilidade que a inflação seja mais persistente. 

O próprio presidente do FED, banco central americano, admitiu que era provável que a inflação se mantenha em alta por mais tempo, até então ele negava categoricamente negava essa possibilidade, afirmando que os efeitos inflacionários seriam passageiros.

Notícias relevantes:

Tensões Geopolíticas

Na geopolítica, os ânimos esquentaram entre EUA e Rússia. A Rússia tem aumentado sua presença militar na fronteira com a Ucrânia, o que fez com que os EUA e a Otan fizessem ameaça de sanções econômicas severas em caso de invasão ao país. 

As tensões também se exaltam entre Taiwan e China. A China alega que Taiwan é seu território, Taiwan, por sua vez, pretende se manter independente. 

Taiwan possuí aliados poderosos, como os EUA, o que aumenta ainda mais a tenção dado o recente posicionamento mais agressivo do PCC chinês com sinalizações militares e intenção de invasão à ilha de Taiwan. 

Esses eventos podem desencadear sanções econômicas entre importantes países para a economia global. Apesar de não aparentar um risco elevado de chegar a esse ponto, é importante estarmos atentos, já que um evento desse tipo pode trazer impactos significativos para a economia mundial e, é claro, brasileira.

Notícias relevantes:

Conclusões

O aumento de inflação segue sendo um problema persistente não apenas no Brasil, como no resto do mundo também. Países que praticaram políticas de estímulos bastante agressiva tendem a sentir mais esse aumento, como é o caso dos EUA.

Porém, esse mês também trouxe à tona riscos que já estavam fora do radar do mercado, como a nova variante de Covid e os aumentos das tensões geopolíticas.

Brasil: Economia e Política

Reformas Adiadas

Já ficou claro que as reformas administrativas e tributárias esperadas para 2021 ficarão para depois. É provável que, se aprovadas, as reformas não tenham a efetividade em enxugar as contas públicas ou reduzir a carga tributária. Dado a falta de apelo para medidas menos populares em um ano eleitoral.

Notícias relevantes:

Expectativas de Inflação

Apesar da maioria dos economistas acreditarem em uma inflação inferior à vista em 2021 para 2022, é bem provável que seja acima meta do Banco Central do Brasil, que é de 3,5%. No último Boletim Focus, que resume as expectativas do mercado, foi divulgado que a expectativa para o IPCA (principal índice de inflação do Brasil) em 2022 é de 5%. Atualmente, o IPCA acumula alta de 10,67% nos últimos 12 meses.

Notícias relevantes:

Curva de Juros

A curva de juros brasileira apresentou uma inversão nos últimos meses, ou seja, os juros de curto prazo estão pagando mais que os de longo prazo. Na economia, o processo normal é o inverso, onde quanto maior o prazo do investimento maior os juros, por isso essa curva costuma ter uma inclinação positiva, conforme o gráfico abaixo.

Figura 1: Curva de Juros Prefixada (Anbima)

Essa inversão é sinal do alto pessimismo com o momento atual brasileiro. Já que se exige um prêmio de juros maior que o normal para o curto prazo. Ou seja, os investidores querem receber mais juros para emprestar o seu dinheiro dado que a incerteza atual com a economia está alta.

Notícias relevantes:

PEC dos precatórios

A PEC dos precatórios segue em negociação com a expectativa de aprovação antes do final do ano. A PEC deve liberar espaço no orçamento fora do teto para liberar o pagamento não só dos precatórios (dívidas judiciais do governo), mas também liberar a possibilidade da criação do auxílio Brasil. 

Desde o seu início, essa discussão tem causado pessimismo com o fiscal brasileiro, já que se trata de uma expansão de gastos públicos em um momento em que a dívida está bastante elevada.

Notícias relevantes:

Recessão Técnica

O PIB do 3º trimestre, divulgado pelo IBGE, foi negativo em 0,1%. Por se tratar do segundo trimestre consecutivo de redução na atividade econômica, o Brasil entra em recessão técnica. O principal setor responsável pela queda da atividade foi a agricultura, devido ao encerramento da safra de soja e fatores climáticos adversos.

Figura 2: Variação Trimestral no PIB Brasileiro. (Fontes: IBGE e G1)

Como ponto positivo, temos a continuidade da recuperação do setor de serviços. Com a volta das atividades econômica, o setor apresentou crescimento de 1,1% nesse trimestre. Vale lembrar que esse é o setor mais relevante para o PIB brasileiro, responsável por cerca de 60% da economia do País.

Figura 3: Variação Trimestral no PIB Brasileiro. (Fontes: IBGE e G1)

Notícias relevantes:

Desemprego

A queda do desemprego tem sido uma notícia positiva para a economia brasileira. O Brasil caminha para níveis de desemprego pré-pandemia (2019). Isso pode ser visto no gráfico abaixo que mostra a TD (taxa de desocupação), que representa o % da população que está desempregado. Esse indicador vem reduzindo nos últimos meses e deve seguir essa tendência até o começo do próximo ano. 

Figura 4: Evolução da Taxa de Desocupação (TD)

Conclusões

No geral, o cenário brasileiro está repleto de desafios e incertezas. Isso tem se refletido nos preços das ações. Grandes descontos foram vistos nos últimos meses e acreditamos que momentos como esse podem gerar oportunidades para boas empresas.

Contudo, encontrar uma boa empresa, que seja resiliente aos cenários à frente (eleições, desarranjo fiscal, alta de juros, estagflação, etc) é cada vez mais difícil. Porém, é exatamente isso que buscamos fazer na Múltiplos.

Quer o acompanhamento dedicado, da nossa equipe, aos seus investimentos? Entre em contato conosco e agende uma conversa com um de nossos planejadores.


Panorama de Mercado - Dezembro 2021

Confira os principais acontecimentos do mês de dezembro do Brasil e do mundo, que impactam nos seus investimentos.
André Falcão
Economista

Panorama de Mercado - Outubro de 2021

Confira os principais acontecimentos do mês de outubro do Brasil e do mundo, que impactam nos seus investimentos.
André Falcão
Economista

Manual do Pequeno Investidor

9 dicas simples de como ajudar na educação financeira do seu filho.
João Scognamiglio
Diretor de Consultoria

Panorama de Mercado - Setembro de 2021

Confira os principais acontecimentos do mês de setembro do Brasil e do mundo, que impactam nos seus investimentos.
André Falcão
Economista

Está em dúvida sobre contratar uma consultoria de investimentos? Faça essas 4 Perguntas antes de tomar uma decisão

Tem dúvidas se uma consultoria financeira é ideal para você? 4 perguntas para se fazer antes de tomar uma decisão de contratar esse serviço.
Arthur Falcão
Planejador Financeiro

Commodities: como investir e quais os 6 cuidados que você deve ter?

O Brasil tem observado um forte aumento do preços de commodities. Será que vale a pena investir em ações de empresas produtoras de commodities?
Arthur Falcão
Planejador Financeiro